domingo, 15 de outubro de 2017

Roteiro de 2, 3, 5 ou 7 dias em Londres

Londres é uma cidade enorme e com muita, mas muita coisa pra fazer. Uma vez fui pra Londres passar 12 dias só na cidade (mais outros dias de bate-e-voltas) e mesmo assim ainda teve coisa que não consegui fazer, mesmo já tendo estado na cidade outras 3 vezes!

Uma vez uma amiga me perguntou o que dava pra fazer numa conexão de um dia em Londres, obvio que não dá pra conhecer nem 1/10 da cidade, mas se esse é o tempo que você tem, melhor se informar e focar naquilo que conseguirá ver (e depois voltar, claro)

Então vamos simplificar aqui uma sugestão de roteiro com os principais atrativos para quem vai passar alguns dias na cidade. Lembrando que são roteiro cansativos, acordando cedo e chegando no hotel só pra dormir, sem perder tempo.



ROTEIRO DE 2 DIAS EM LONDRES 

  • DIA 1 
Comece o dia na Trafalgar Square, a praça considerada o coração da cidade. Nela, pode aproveitar e conhecer a National Gallery, um museu de arte localizado bem ali na praça. 

Depois, siga pelo The Mall, uma avenida com chão vermelho (para lembrar um tapete vermelho) cercada pelo parque St. James e que desemboca diretamente no Palácio de Buckingham

O parque St. James é lindo (um dos mais bonitos da cidade, na minha opinião). Cheio de esquilos e alguns camundongos também, flores e um laguinho com cisnes


O ideal é chegar no Palácio de Buckingham antes das 11h da manhã, pois neste horário ocorre a troca da guarda real. O evento divide opiniões; há quem ache imperdível e quem ache super bobo e sem graça. Na minha opinião, deve ser visto ao menos uma vez, afinal poucas coisas são tão clássicas como a monarquia britânica e a troca da guarda é uma tradição pública já existente há anos, então, assista e tire suas próprias conclusões. 

A troca da guarda é um evento militar, então pode ser cancelado sem aviso prévio. Sempre confira no site oficial da cidade sobre os horários e dias do evento. Depois da troca da guarda, sugiro seguir pelo Green Park até o Hyde Park, um dos maiores parques da cidade. 

O Green Park é o parque que fica à direita do Palácio de Buckingham, famoso pela lenda de que "quem pegar uma folha de suas árvores volta à Londres". Já o Hyde Park é famoso pelo seu lago com pedalinhos e seus jardins. É lá também que encontramos o memorial à princesa Diana. 

Depois do almoço, sugiro ir de metrô até a estação de St. Jame's Park, a mais próxima da Abadia de Westminster. A abadia é linda e foi onde ocorreu o casamento de William e Kate Middleton, em abril de 2011. Lá também estão os corpos de várias personalidades, como Isaac Newton, Rainha Elizabeth I e a Rainha Mary, da Escócia. 



Obs.: A abadia é aberta a visitação, mas os horários são restritos. Se quiser conhecer a Abadia por dentro, tente chegar até umas 15h, mas vale a pena conferir os horários no site oficial, pois há dias em que só é aberto na parte da manhã. 

Saindo da Abadia, siga à pé até o píer de Westminster (bem em frente ao BigBen) e faça um boat tour. Há dois tipos de passeio de barco pelo rio Tâmisa: um deles vai até o Leste de Londres (dura cerca de 1h) e o outro até Greenwich. 

Obs.: o ideal é comprar sempre o ingresso pro passeio de barco + alguma outra atração, pois este combo sai mais barato que comprar separado. Uma ótima opção é comprar o passeio + london eye.

Chegando de volta do passeio de barco (certifique-se de desembarcar no mesmo píer), basta seguir até o London Eye, a roda gigante mais famosa da Europa.  Uma volta pela roda gigante dura cerca de 30 minutos mas não esqueça de ir até o cinema em 4D sobre Londres, ali mesmo. Super legal!

Obs.: O mais lógico seria começar este roteiro pela London Eye e ir seguindo "num sentido só" até o Hyde Park, mas eu honestamente acho que o melhor horário pra fazer esse passeio de barco e andar na London Eye é no crepúsculo/noite, porque a vista é sensacional! Muito melhor que durante o dia, então vale a pena fazer essa embolaçáo geográfica haha

Se sobrar tempo, ainda pode ir ao Sea Aquarium ou London Dungeon, que ficam bem ao lado da London Eye. 



  • DIA 2 
Começaremos o dia no Leste de Londres, descendo na estação de metrô Tower Hill. 



Logo na saída da estação, já podemos ver os resquícios do muro de Londinium (nome da cidade de Londres há milhares de anos, quando esta ainda era delimitada por um muro). 

Depois dessa parada bem rápida, siga para a Tower of London (Torre de Londres), antiga residência real britânica. 

Separe umas 3h, no mínimo para conhecer a Torre de Londres. O local é imperdível, uma mini cidade medieval com exposições  de jóias, materiais medievais e até artefatos de guerra. Tudo isso somado a atores com trajes típicos e uma vista super legal do Tâmisa. Apesar de ser uma atração que exige um pouco mais de tempo, vale MUITO a pena e considero imperdível!

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o castelo, sugiro assistir ao filme "A outra", com Nathalie Portman, que explica como era a vida no local no reinado de Henrique VIII

Saindo da Torre de Londres, atravesse o rio Tâmisa pela Tower Bridge, "aquela ponte que levanta". Atualmente, dá pra subir até um patamar com piso de vidro no alto da torre. Nunca fui, mas deve ser super legal 

Já na margem sul do Tâmisa, você logo vai ver a Prefeitura da City of London, um prédio circular de vidro super característico, ao lado do The Shard, o maior edifício da União Européia. 

Após essa passada rápida, siga pela margem do Tamisa até o Borough Market, um mercado de alimentos, que aparece no filme Bridget Jones. 

Após o mercado, continue andando pela margem do rio até o Shakespeare Globe Theatre, o antigo teatro arquitetado pelo escritor. O local fica de frente para a ponte Millennium, uma das mais novas da cidade, construída em 2002. 

Atravesse a ponte Millenium até chegar à suntuosa Catedral de St. Pauls, uma das mais bonitas da Inglaterra. Há, inclusive, vários corais que cantam ali em vários horários. Cheguei um dia e sem querer, ia começar um coral em 30 minutos. Esperei e consegui um lugar lá na frente, foi lindo! 

Obs.: se quiser ter uma vista beeem legal da cidade vá até o terraço do shopping One New Change. Vista ótima e gratuita

Depois, pegue o metro na própria estação de St Pauls e siga até a Piccadilly Circus

A Piccadilly Circus é uma das principais praças da cidade, onde temos várias lojas (e super promoções na Lilly Whites), teatros e vida noturna.




ROTEIRO DE 3 DIAS EM LONDRES 


Manteria a programação dos dias 1 e 2. O terceiro dia, faria deste jeito:

Início do dia no bairro de Notting Hill, onde temos o famoso mercado de Portobello e várias locações do filme de mesmo nome. 

Se for um sábado, será bom para aproveitar o mercado de Portobello, que vende vários objetos vintage. 

Dali, siga de metro até a estação de Baker Street, onde podemos conhecer dois museus bem legais: Madame Tussauds e o Sherlock Holmes. 

Saindo dos museus, siga para a Oxford Street, uma rua com mais de 3km com muitas lojas (e para todos os gostos e bolsos). Se não tiver tempo para andar a rua toda, foque no pedaço entre as estações de metro Oxford Circus e Marble Arch, com destaque para a loja Primark (pertinho de Marble Arch) que tem preços inacreditáveis e muita variedade!





ROTEIRO DE 5 DIAS EM LONDRES 

Mantendo os dias 1, 2 e 3 como descrito acima

  • DIA 4
Comece o passeio no Palácio de Kensington, descendo na estação de metro High Street Kensington.

O palácio tem certas áreas abertas a visitado em alguns meses do ano, inclusive várias exposições legais. Se não quiser entrar, tudo bem, mas não deixe de ver os jardins do palácio, incluindo os jardins da princesa Diana, que são lindos. 




Passeie com calma pelos jardins, que são enormes e depois siga para o Royal Albert Hall, uma casa de shows super famosa na cidade. De lá, vá até a região de South Kensington. Você pode ir à pé, se não se importar em andar uma distância moderada, ou de metrô (basta descer na estação de South Kensington). 

Em South Kensington, encontramos alguns dos principais museus da cidade. São eles Natural History, Science e o Victoria & Albert. Se tiver que optar por apenas um, sugiro o Natural History, um museu bem completo e nada integrante, com simuladores de terremotos, esqueletos de dinossauros, troncos de sequóias gigantes, tudo bem explicado. 

Saindo dos museus, pode seguir pela Brompton Road até a Harrods, uma loja de departamento de marcas de luxo, com seis andares. Vira e mexe tem promoção e preços bem legais haha

Saindo dos museus, siga de metrô até a estação de Fulham Broadway para conhecer o estádio de futebol do Chelsea (Stamford Bridge) , um dos times mais famosos de Londres. A visita ao estádio é super legal e interativa. Os ingressos podem ser comprados na hora ou online, com antecedência e descontos. 


  • DIA 5
Comece o dia com uma passada rápida na Abbey Road, a rua que serviu como capa do CD dos Beatles. Basta descer na estação de metrô de St. Johns Wood e andar umas quatro quadras até a tal rua. Na própria estação, tem uma lojinha de produtos da banda. Já comprei várias lembranças haha

A faixa não é a original mas mesmo assim faz a alegria dos fás, como eu haha. Podemos ver também os estúdios da Abbey Road, com o muro onde escrevemos mensagens para os membros da banda. 




Obs.: Há uma câmera próxima à faixa de pedestres que transmite tudo em tempo real, inclusive para o Brasil. Basta colocar "Abbey Road Cam" no google e você encontrará. Os vídeos costumam ficar disponíveis por 24h

A próxima parada será o parque de Primose Hill, uma colina bem tranquila com uma vista da cidade. De lá, siga para o Regent's Park, um dos maiores parques da cidade, com lagos e o zoológico de Londres. 





ROTEIRO DE 7 DIAS EM LONDRES 


Mantendo os 5 dias como descrito acima

  • DIA 6 
Comece o dia na estação de metro de Warwick Avenue, para conhecer a região de Little Venice. O local é bem pequeno e fofinho, cheio de canais e várias casas-barco. Apesar do nome bem sugestivo em referência à cidade de Veneza, o lugar me lembro (muito!) Amsterdam! Talvez por conta de ter ido no inverno ... Se for na primavera ou verão, acho que verá um lugar bem mais florido e bonito. 



Dali,saem barcos até Camden Town, um bairro super alternativo, onde predominam símbolos de rock e metal. Se for num domingo, ainda poderá ver o mercado de Camden, que é super legal. 

Ps.: Se você for fã de Harry Potter, antes de seguir para o British Museum, vá de metro até a estação de Kings Cross, onde podemos ver a plataforma 9 3/4, e tirar fotos com trajes típicos do filme.




Saindo de Camden, sugiro ir de metro até a estação de Russell Square (linha azul escura) para descer no British Museum, um dos maiores museus da cidade. 

Saindo do British Museum, já à noite, sugiro ir até o London Pub (Woburn place, embaixo do Hotel Royal National). Foi ali que comi o melhor fish and chips de todos!



  • DIA 7 
No último dia, sugiro fazer algum bate-e-volta para Londres. São MUITAS opções, vou listar aqui abaixo apenas as principais

Se quiser ir para lugares mais próximos, com até 1h de viagem, em média, as melhores opções são as seguintes:

  • CASTELO DE WINDSOR 
Este é um dos castelo oficiais da rainha, para onde ela costuma ir durante suas férias de verão. Está situado há cerca de 20km do centro de Londres. Se quiser saber mais, é só clicar neste post aqui que fiz sobre minha visita.


  • PALÁCIO DE HAMPTON COURT 
Situado na zona 6 do metrô ( a mesma que o aeroporto de Heathrow) o palácio ganhou evidência durante reinado de Henrique VIII. Nunca fui, mas tenho muita vontade de conhecer.


  • ESTÚDIOS DA WARNER BROS. (HARRY POTTER)
Como fã de Harry Potter, uma visita as estúdios nunca faltaria no meu roteiro. Mas isso é para cada um. Óbvio que a visita é ótima mesmo para quem não é fã (ou quem já não lembra direito da história) mas cada um sabe suas prioridades. Se quiser saber mais sobre o local, clique aqui e aqui


  • CAMBRIDGE 
Conheci Cambridge este ano e fiquei encantada pela cidade! São muitos passeios legais e é super fácil e barato comprar passagens de trens Londres-Cambridge. Para saber sobre como foi meu bate-e-volta, clique aqui


  • GREENWICH 
Apesar de ser uma região de Londres, chegar até Greenwich pode ser demorado (as principais opções são de barco ou metrô) e o lugar merece ser visitado com calma, então reserve ao menos metade do dia. Meu dia por lá está resumido aqui


Já dentre as opções mais distantes, podemos citar:

  • OXFORD
Impossível falar em faculdade sem pensar em Oxford né?! Fui lá durante o inverno, num bate-e-volta e adorei a cidade. Saiba mais aqui


  • SALISBURY/STONEHENGE 
Salisbury é base para fazer o passeio até Stonehenge, distante cerca de 10km desta cidade. É super possível conjugar uma visita as duas cidades, distantes cerca de 1:30h de Londres. Para saber meus relatos por lá, clique aqui 


  • CANTERBURY
Outra cidade que não conheço mas que tenho curiosidade


  • WINCHESTER 
Famosa pela lenda do rei Arthur e os cavalheiros da távola redonda, fui a Winchester em 2007 e a cidade é bem fofa. Infelizmente ainda não tenho post sobre ela, pois minha passagem foi bem rápida.


  • BATH 
Já quase no País de Gales, está Bath, cidade famosa pelo banhos romanos de água quente. Fui a Bath de passagem pra Cardiff e ainda não fiz postagem para ela, mas realmente merece a visita 


  • STRATFORD-UPON-AVON 
Cidade medieval super bem conservada, terra de Willian Shakespeare. O local tem muita história e a viagem é super legal. Saiba mais aqui


  • CARDIFF
Capital do País de Gales, uma cidade pequena porém linda e com vários atrativos turísticos. Minha visita está resumida aqu


São muitas opções de bate-e-volta, mas sugiro sempre fazer viagens de até 2h para ir e mais 2h para voltar. Mais que isso acho ruim, pois você perderá muito tempo e isso pode prejudicar sua visita, principalmente se for inverno, quando o sol se põe mais cedo. 

O roteiro também é totalmente ajustável. Se você gosta de parques, uma sugestão seria ir até Hampstead ou Richmond. Caso goste de museus, pode optar pelo Churchill, Imperial War, etc. Se quiser fazer um programa único e diferente, opte por um chá da tarde (recomendo o do Ritz)

Realmente sugiro fazer os 3 primeiros dias pois é onde concentrei as atrações mais famosas, depois abe a cada um escolher seus destinos. 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário