terça-feira, 15 de agosto de 2017

Roteiro Escócia - Dia 3 HIGHLANDS : Inverness, castelo de Urquhart, Lago Ness e Eilean Donan Castle

No terceiro dia na Escócia, saímos cedo de Edimburgo rumo à Inverness. Alugamos um carro no aeroporto, utilizando a Hertz. O carro foi imprescindível para fazermos este roteiro no número de dias que tínhamos disponíveis. Caso você não deseje alugar um carro, há várias opções de tours que saem de Edimburgo, alguns inclusive no esquema bate-e-volta.




Seguimos a rota A9, passando próximo a Perth, num trajeto de pouco mais de 3 horas e meia até Inverness. Durante este trajeto, passamos por paisagens lindas nas Highlands.




As Highlands, ou "terras altas", em livre tradução para o português, são uma região ao norte da Escócia, caraterizada pelo seu relevo montanhoso. 


Não há um roteiro certo nas Highlands. Cada cantinho releva novas montanhas (algumas cobertas de neve), cortadas por riachos. Parávamos e descíamos do carro várias vezes apenas para tirar uma fotos. A estrada é relativamente deserta e possui vários recuos para paradas mesmo.








De um modo geral, as principais atrações turísticas da região são o castelo de Eilean Donan, o vale de Glencoe, a cidade de Inverness, o Lago Ness, o viaduto de Glenfinnan e a Ilha de Skye.


Seria um cenário de Harry Potter ? haha 

Durante a era feudal, a região era bastante habitada por escoceses. Porém, com a industrialização do país, uma onda de migrações atingiu as Highlands e hoje o local é um tanto quanto "inabitado". Sua capital administrativa é a cidade de Inverness, que atualmente conta com cerca de 200 mil habitantes. 







INVERNESS 

Nossa primeira parada "de verdade" foi em Inverness. Estacionamos direto na porta do castelo da cidade. 





Infelizmente não estava aberto para visitação e a parada foi muito rápida. Depois, andamos um pouco ao lado do rio Ness e tiramos algumas fotos. 






Inverness é uma cidade muito bonitinha mas nosso foco era o mesmo o Lago Ness, então apenas "passamos" por lá e não exploramos muito e nem visitamos cenários de Outlander haha.




LAGO NESS 

O Lago Ness é um lago de águas doces e profundas, que se extende por cerca de 37 km no norte da Escócia. 

Apenas 22 km separam Inverness do centro de visitação do Lago Ness. Antes de viajar eu tinha muitas dúvidas sobre como visitar o lago Ness. Na verdade, o Lago Ness pode ser visto de vários pontos, mas existe um local mais voltado para visitação turística. 

Da estrada mesmo, já tivemos várias visões do lago e inclusive paramos num ponto para poder colocar os pézinhos na água. Pé não né, no máximo molhamos as botas e colocamos as mãos na água, que estava um gelo haha



Mas, voltando ao assunto, se você quer realmente ter uma vista do Lago e ainda conhecer o centro de visitação sugiro que coloque no GPS "Urquhart Castle" ou "Drumnadrochit", onde está o centro. 





Chegamos na pequena vila de Drumnadrochit e almoçamos por ali mesmo, num fish and chips bem legal na rua principal. Atenção: nós chegamos cerca de 15h e vários lugares já estavam fechados para almoço. Já não são muitas opções, imagine com metade fechado! Então sugiro chegar mais cedo, até umas 14h para ter mais opções de almoço. 

Ali também encontramos várias lojinhas de souvenires, onde não resisti e acabei comprando um bichinho de pelúcia representando o monstro do Lago Ness haha, a "Nessie".

Nossa "Nessie" nos acompanhou por toda a Escócia

ERRAMOS - passamos batido e não vimos o centro de exibição do Lago Ness, onde há a escultura de Nessie. Me arrependo, queria ter visto o local. 

Fomos então para o Castelo de Urquhart. O estacionamento é gratuito e o ingresso pode ser comprado logo na saída do estacionamento. 




Hoje em ruínas, o castelo remonta do século XIII e já foi o maior de toda a Escócia. Após cair em mãos inglesas algumas vezes, o local foi atacado diversas vezes pelos MacDonalds, sendo abandonado após o século XVI.








O local é incrível e tem uma vista impressionante para o Lago Ness. Dá até para chegar até o lago. Viu gente, não precisa ficar parando o carro no meio da estrada haha

O castelo é lindo e o lago também, mas o que realmente leva milhares de turistas à região é a fama verdadeira ou não de que o lago é habitado por um monstro, o monstro do Lago Ness.



O primeiro relato autenticado da visualização  do monstro foi em 1880, quando o mergulhador Duncan MacDonald viu uma criatura que comparou a um réptil gigante enquanto estava examinando um navio naufragado. O mesmo nunca mais voltou a mergulhar no lago Ness. 

Em 1923, o animal voltou a ser avistado por um casal de escoceses. Mas foi em 1934 que o cirurgião R.K. Wilson fez a fotografia mais famosa da história do Lago Ness, sendo considerada uma das primeiras evidências da existência do monstro. Porém, décadas mais tarde a foto foi considerada falsa. 

Em 2007, entretanto, Gordon Holmes fez uma filmagem considerada verídica em que podemos ver um animal preto movendo-se pelas águas do lago. Desde 1925, todos os anos há registros de avistações do monstro. A principal hipótese é de que se trate de um plesiossauro, um animal da família dos dinossauros.


Diversas expedições pelo lago já ocorreram mas o fato é que o animal nunca foi achado. Vale lembrar que o lago tem cerca de 37 quilômetros de extensão e profundidade de mais de 220 metros, tudo isso associado ao clima escocês, em que dias ensolarados não são regra. 


Fotografia mais recente do monstro haha 


Céticos ou não, é impossível não ficar uns minutinhos parada olhando pro lago e procurando alguma coisa "estranha", mas não dei sorte haha 




EILEAN DONAN CASTLE

Saindo do Lago Ness, encaramos mais uma hora e meia de carro até o castelo de Eileen Donan, um "must" no nosso roteiro. Estávamos indo para a Ilha de Skye e, ao contrário do que muita gente faz, não pernoitamos em Fort William (conhecemos a cidade apenas na volta de Skye) e seguimos direto para Broadford. 

O castelo de Eileen Donan fica na ilha de Donan no Loch Duich, próxima a vila de Dornie, na entrada da Ilha de Skye. 



Só meu amigo ali na paisagem 


O local foi originalmente construído no século XIII e passou pelas mãos do clã Mackenzie, MacDonald e até espanhóis. Foi em 1919 que o castelo começou a ser restaurado e atualmente é lar do clã Macrae. 



Se você achou o castelo familiar provavelmente está certo. O local já serviu de cenário para Highlander (1985), O melhor amigo da noiva e  Elizabeth, a era de Ouro (2007).





O local cont com estacionamento e um pequeno centro de visitação, que já estava fechado quando chegamos (umas 19h). Aliás, éramos os únicos na ilha haha





Terminamos o dia chegando na Ilha de Skye e pernoitando na cidade de Broadford. No próximo post vou contar direitinho nosso roteiro pela ilha, outro lugar incrível! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário