segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Roteiro no Vale do Silicio

Imagine que você é um estudante aplicado de uma renomada universidade norte-americana nos anos 30. Você recebe uma boa proposta de emprego, mas ao invés de aceitar, decide recusar e abrir seu próprio negócio.

Foi graças a este ato de coragem que foi criado o Vale do Silício, uma região mundialmente famosa por sua tecnologia e informática.

Tudo começou na cidade de Palo Alto, na Garagem da HP, em 1938. Como mencionei antes, os dois estudantes Willian Hewlett e David Packard, alunos da universidade de Stanford, decidiram criar sua própria companhia eletrônica, ao invés de se juntarem aos investidores do leste. A pequena empresa chamou-se HP (em associação as iniciais de seus sobrenomes) e instalou-se na garagem de uma casa residencial na Addison avenue. Hoje mundialmente famosa, a Garagem do HP é considerada o berço do Vale do Silício.

Muito se engana aqueles que pensam que o Vale do Silício se resume a apenas uma cidade. O Vale abrange vários municípios, num total de 39 cidades, cujas principais são Palo Alto, Los Altos, Mountain View, Cupertino, Santa Clara e San Jose, sua capital.

Em 1956, uma segunda onda de empresas tecnológicas instalou-se na região. Como o silício é uma matéria prima para processadores eletrônicos, a região foi enfim nomeada "Vale do Silício"

Nesta região, situam-se algumas das mais importantes universidades da Califórnia, como a Stanford, California State, Berkeley e Davis.

E inúmeras empresas de tecnologia, como as famosas Adobe, Apple, Facebook, Amazon, Sony, Google, eBay, Pixar, Intel, Netflix e Yahoo.

Embora pouco incluido nos roteiros dos viajantes pela Califórnia, o Vale do Silício está a cerca de 50 minutos de carro ao sul de San Francisco, sendo perfeito para bate-e-volta de um dia.

Outra opção é visitar a região durante o trajeto até Monterrey/Carmel. Foi o que eu fiz. Sai de San Francisco de manhã cedo, passei parte da manhã e da tarde no Vale do Silício e depois segui para Monterrey.

Infelizmente, não consigo imaginar outra maneira de visitar o Vale, se não de carro. Como a maioria dos locais são residenciais ou sedes de grandes empresas, há diversas opções de estacionamentos ( a grande maioria gratuita) nas ruazinhas ao redor e nos próprios estacionamentos das empresas. Gostaria de dizer que consegui ver tudo, mas infelizmente tive que focar o passeio por conta de alguns imprevistos. O roteiro que escrevi abaixo era o que eu tinha planejado, mas não consegui visitar todos os pontos.


PALO ALTO 
GARAGEM DA HP, SEDE DA HP E STANFORD UNIVERSITY 

Minha primeira parada foi onde tudo começou, na Addison Avenue, 367 em Palo Alto.




A garagem da HP é um marco. Estava um dia lindo, numa manhã de muito sol e calor, e nenhum turista por ali além de mim e minha família. A visita se limitou ao exterior da casa, mas mesmo assim, é possível ver a garagem onde tudo começou.


Ainda em Palo Alto, encontramos a sede da HP, localizada na Hannover Street, 3000


Pelas ruas de Palo Alto ...


De todos os lugares que visitei, o mais legal foi a Universidade de Stanford. O campus já é lindo, os prédios espaçosos e amplos. Sabe aquela coisa bem universitária dos filmes da sessão da tarde? Senti tudo isso ao andar por Stanford.




Quis deixar essa visita bem detalhadinha, então fiz um post inteiro dedicado à universidade, que será o próximo a ir ao ar.



LOS ALTOS
GARAGEM DO STEVE JOBS 


A casa, hoje pertencente a outros donos, se localiza na Crist Drive, 2066. Foi aqui que Steve Jobs criou o primeiro Mac, marco da Apple. 



CUPERTINO
SEDE DA APPLE 



Aqui encontramos a sede de uma das empresas mais famosas atualmente. Na loja é possível comprar produtos apple, incluindo souvenires. Maaaaas, não consegui informações sobre a entrada na sede.



MOUNTAIN VIEW
SEDE DO GOOGLE 
COMPUTER HISTORY MUSEUM
CENTRO DE PESQUISA DA NASA

A sede do google é, na verdade, um complexo, conhecido como "Googleplex". Estacionei ali dentro mesmo, em uma das poucas vagas que não tinha marcação para funcionários. Não entrei em nenhum dos prédios (não achei nada sinalizando visitação e todos os locais pareciam que eram apenas "para trabalho", então preferi não arriscar). 





Mas a parte de fora já é bem bonitinha. Algumas lanchonetes com as cores do emblema do Google, brinquedos, cadeiras e até bicicletas. 



Se você tiver sorte, pode fazer um tour com um dos funcionários. 

 O computer museum se localiza na Shoreline Boulevard, 1401

Já o centro de pesquisas da Nasa fica em Severyns avenue, 126



MENLO PARK
SEDE DO FACEBOOK

Este foi o lugar que mais senti falta. Infelizmente, não consegui visitar a sede do facebook, que fica localizada na Hacker Way, 1 ... Endereço com nome sugestivo haha



SANTA CLARA 
MUSEU DA INTEL
ESTÁDIO DO SUPER BOWL


O museu da Intel, com visitação gratuita, fica na Mission College Bulevar, 2200. O estádio fica na Marie DeBartolo way, 4900



SAN JOSE
MUSEU DE TECNOLOGIA DE INOVAÇÃO
CASA MAL ASSOMBRADA DE WINCHESTER 

A capital do Vale do Silício, com população próxima de um milhão de pessoas, é uma excelente escolha caso necessite dormir pela região.



O museu é um atrativo para crianças, localizado na South Market, 201

A "Winchester mister house" é uma propriedade privada ( e hoje um museu), construída em 1884 numa área de aproximadamente 1.8 hectares. 




A construção aconteceu a mando de Sarah Winchester, viúva e herdeira Willian Winchester, famoso pela fábrica de rifles de mesmo nome. 




Toda a construção da mansão de 160 cômodos começou, de modo ininterrupto, para acalmar os espíritos vítimas das armas Winchester, durando até 1922, com a morte de Sarah.

Os tour são guiados e salgados, custando entre 35 a 50 dólares por pessoa + taxas.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário